segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Zara é a número 1.


Após um início de ano espectacular, a Inditex, conglomerado espanhol bem sucedido e dono de cadeias como a Zara e a Massimo Dutti, ultrapassou oficialmente a Gap como maior empresa de retalho de moda do mundo. No entretanto, a empresa americana anda ainda a tentar encontrar uma fórmula que lhe permita recuperar o vigor do passado.
A expansão mundial da cadeia Zara durante os últimos meses foi tão rápida que permitiu que a Inditex atingisse este primeiro lugar. Enquanto isto acontecia, a Gap debatia-se com uma forte quebra do consumo das famílias no mercado americano.
A sustentar esta posição de liderança este um crescimento de 9% das vendas realizadas no primeiro trimestre do ano fiscal de 2008 (2 mil e 200 milhões de euros). A alta do euro face ao dólar e o declínio das vendas da Gap (10%) permitiram assim que a Inditex passasse para a frente no valor das vendas no trimestre (A Gap ficou-se pelos 2.170 milhões de euros).
Apesar da reduzida diferença a Inditex congratulou-se pelo seu significado: pela primeira vez na história, a empresa galega ultrapassou a sua rival norte-americana. Após estes resultados, os espanhóis esperam consolidar a sua vantagem sobre os concorrentes até ao final de 2008, continuando para isso com o seu plano de expansão global apesar do arrefecimento económico mundial.
Já passaram 3 anos desde que a Inditex ultrapassou a H&M, mas o rápido crescimento não é algo novo para uma empresa que começou em 1963, a fazer roupões de banho, num quarto da casa do seu actual presidente Amancio Ortega.
A primeira loja Zara abriu em 1975 na Corunha, tendo-se expandido por todo o território espanhol durante os anos 80. No final da década, em 1988, a rua de Santa Catarina via nascer a primeira loja fora de Espanha desta cadeia. A abertura desta loja no Porto marcava, assim, uma era de crescimento e globalização do grupo espanhol, que 20 anos depois se transformou na maior cadeia de retalho de moda no mundo.
Após este primeiro passo internacional, Nova Iorque foi o destino seguinte (1989), tendo sido inaugurada em 1990 a primeira loja parisiense da Zara. Actualmente, a Inditex detém 3.900 espaços de retalho espalhados por 70 países.
A razão deste impressionante crescimento e sucesso deve-se essencialmente à utilização de uma gestão inovadora e de técnicas logísticas e de sistemas de informação inteligentes. A inovação trazida pelo seu modelo de negócio e pela sua estrutura de gestão tem sido objecto de numerosos estudos nas mais prestigiadas escolas de gestão do mundo.
De uma maneira geral, a Inditex segue o mesmo padrão e comportamento quando entra num novo mercado. Abre uma loja “bandeira” de uma das suas insígnias numa localização rigorosamente escolhida, constrói o seu nome e reputação no mercado, estuda-o e daí parte para a abertura de lojas mais pequenas de cada uma das suas marcas e em várias localizações geográficas, para desta forma criar economias de escala e aumentar a sua margem operacional.
Uma das suas imagens de marca é a não utilização de publicidade. Apesar desta não ser uma estratégia deliberada, a Zara começou por não utilizar publicidade por questões orçamentais, o que é certo é que desta forma verificou-se que deveriam centrar a sua comunicação e interacção no “chão” de loja. Assim, os espaços de retalho passaram a ser a principal ferramenta de marketing da cadeia que ainda hoje não recorre à publicidade.
A chave da Inditex para a diversificação da sua carteira de marcas reside na integração vertical verificada ao longo do grupo. Quase todas as fases de desenvolvimento e de venda de um novo artigo ou colecção são levadas a cabo dentro de portas – desde o desenho até à distribuição e venda.
As equipas das lojas são encorajadas a manterem um contacto quase directo com os criativos, para que estes se apercebam instantaneamente das tendências de mercado e dos gostos dos clientes, para que assim passem rapidamente a produtos que deverão estar a ser vendidos tão rápido quanto possível. A Zara consegue acompanhar ou até mesmo estar à frente das tendências, gastando apenas 2 semanas desde a ideia de uma peça até que esta esteja a ser comercializada nas suas lojas.
Segundo um porta-voz do grupo, o sucesso do modelo de negócio da Inditex reside na sua capacidade de adaptar a oferta num curto espaço de tempo, para que esta se coadune com as preferências dos clientes. Para o grupo espanhol, o tempo é a principal variável a ter em conta, muito mais do que os custos de produção.
No último ano, a Inditex viu os seus lucros aumentarem 25% para os mil 250 milhões de euros. A Zara continua a ser a marca mais importante do grupo, com vendas de 6.260 milhões de euros em 2007, o que representa dois terços das receitas totais do grupo (9.430 milhões de euros).

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